segunda-feira, 20 de maio de 2013

Foto de Lachapelle por 36 mil euros



A notícia da dupla mastectomia preventiva de Angelina Jolie ganhou expressão em todo o mundo. Uma das fotos publicada na revista Rolling Stone da autoria de David LaChapelle remonta 2001, a propósito de uma photoshoot quando a actriz tinha 25 anos foi leiloada por cerca de 36 mil euros. Intitulada Horseplay, peito descoberto, sensual brincando com um cavalo branco, Jolie solta os longos cabelos ao vento. 
Da mesma sessão fotográfica, recordamos outras imagens.




domingo, 19 de maio de 2013

The Great Leo .....

O post cinematográfico de hoje recaí sobre um dos clássico norte-americanos - "The Great Gatsby ".

Protagonizado por Leonardo DiCaprio, num papel que ja foi de Robert Redford, parece uma justa passagem de testemunho . De um sex- simbolo para outro . Fã confessa dos dois, sou suspeita, claro está. Apaixonei-me por Redford em "África Minha" e por DiCaprio mais propriamente em "Diamante de Sangue", embora o tivesse visto no celebre "Titanic", foi mais tarde que se deu o salto para o meu top 5 .
O novo filme de Baz  Luhrmann, é um festival de cor, musica e festa. O que ele já nos habituou nos seus anteriores filmes . : "Moulin Rouge", "Romeu e Julieta" e "Austrália".
Tem sem duvida alguma o seu cunho pessoal, neste conseguimos ver a história do amor impossível de "Romeu e Julieta", o narrador-escritor de "Moulin Rouge" e o cenário mais popular e com toques de cidade do interior da América profunda. 

 A historia desenrola-se nos loucos anos 20, após a recuperação da primeira grande guerra, e da lei de proibição de alcool, e termina pouco antes do crash financeiro de 1929.

Luhrmann cria como só mesmo ele sabe riar um ambiente festivo, louco, orgiástico, colorido e extremamente musical . Como banda sonora temos uma panóplia muito diversificada desde Gershiwin, Cole Porter, Beyoncé, Lana Del Rey ou Alicia Keys.
A Fotografia e cinematografia magnifica quase apetece mergulhar naquele ambiente e  perder na magia. Todo e qualquer movimento está estrategicamente coreografado desde as actuações nas loucas festas de Gatsby até a coordenação dos criados ao servir as mesas . Nada está ao acaso e tudo entra numa ordem quase maníaca-obsessiva. 

O guarda roupa não foi deixado ao acaso, contextualmente fashion e muito trendy . Marcas como Prada e Gucci estao lá . Os cabelos e jóias elegantemente elaborados  ao pormenor .

Gatsby é o homem que todos falam, todos veneram, é uma figura mítica mas o que esconde? Quais as suas origens e as suas intenções em fazer tais festas loucas e mágicas? 

Ora a resposta é uma Mulher - Daisy Buchcannon.
Encarna o mítico sonho americano, o Self Made Men, esperança, optimismo utópico num futuro que nos livre dos erros do passado, uma certa ingenuidade em acreditar que podemos rescrever o passado, bem patentes nos diálogos entre o Gatsby e o narrador - co- protagonista - Nicky : 
  1. Nick Carraway: You can't repeat the past.
  2. Jay Gatsby: Can't repeat the past? Why of course you can.
Nas entrelinhas de Gatsby podemos ver elementos biográficos da vida do autor do clássico:  F.Scott Fitszgerald. A loucura, a bipolariedade, alcoolismo e transtornos manicos - depressivos . Sua esposa Zelda fora internada num hospicio, devido ao que hoje chamamos de bipolariedade .
No túmulo do casal Fitszgerald, está gravado uma das frases da obra :
 
"And so we beat on, boats against the current, born back ceaselessly into the past "

No protagonista vimos representado simbolicamente a sua esposa e em Nicky o seu alter ego, pois é ele o narrador da história e que acaba por escrever o romance biográfico do seu amigo Gatsby.
Amigo, aliás único como se pode ver no desenrolar da acção, é interpretado por Tobey Maguire  e Daisy o seu grande amor e motivação de tudo por Carey Mulligan .
 

É um filme que se ama ou se odeia. Em qualquer dos casos não deixa de ser bastante actual na mesagem que transmite na sua contemporaneidade e inovação tendo em conta que foi escrito em 1925.

Beyoncé na Campanha de Verão H&M


Reconhecida a paixão pela modo, Beyoncé defende a nova colecção de Verão  H&M, segundo a própria, revela versatilidade de cada mulher. Entre a personagem forte ou vulnerável, sensual ou maternal, divertida ou recatada, há um leque de variedade que abrange o extenso público H&M. Desde Maio, as peças estão disponíveis nas lojas de todo ou on-line

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vamos andar de eletrico com o Pessoa ?! Route 28 ....Let´s Go ....


 Um dos mais emblemáticos passeios por Lisboa é do Eléctrico 28. Todos os dias cheios de turistas  portugueses ou não, uns por necessidade outros armados em turistas de pé descalço .

Mas o 28 tem um sabor especial para quem é admirador de uma das figuras mais fascinantes igualmente génio literário que o nosso Pessoa é .

Cobre o percurso desde o Cemitério dos Prazeres até ao Martim Moniz. A viagem é fascinante, inclui algumas das mais belas paisagens urbanas - históricas da nossa Lisboa .
A sugestão de hoje é assim uma viagem pelos lugares de Fernando Pessoa a bordo deste "yellow " que mais do que um simples eléctrico é um meio de transporte, é uma forma original de passear por Lisboa .




" e agora aparece o electrico  - o de que eu estou a espera -
Antes fosse outro... Ter de subir já !
Ninguém me obriga, mas deixa-lo passar, porque ?
Só deixando passar todos, e a mim mesmo, e a vida ...." Álvaro de Campos, Paragem. Zona


Acordar da cidade de Lisboa, mais tarde do que s outra,
Acordar da Rua do Ouro,
Acordar do Rossio, as portas dos cafés,Acordar
E no meio de tudo a gare que nunca dorme,
Como um coração que tem pulsar através da vigília e do sono ..."  Álvaro de Campos


No carismático percurso do 28 encontramos no Cemitério dos Prazeres - Jazigo de Família de Pessoa  caso alguém esteja interessado em visita-lo fica a informação : Rua 1, nº 4371. Segundo consta terá sido partilhado com sua avó Pessoa. Foi ai sepultado a 2 de Dezembro de 1935.
Um outro génio, Saramago em " O Ano da Morte de Ricardo Reis " faz referencia a tal percurso .

Para os admiradores da amada Ofélia, terão que se deslocar o do Alto São João. Separados na vida e na morte ....


Continuando, mais a frente encontramos na Rua Coelho da Rocha nº16 - Casa Fernando Pessoa. Onde o poeta viveu os últimos 15 anos e, hoje o seu Museu.  Encontramos o quarto do poeta, os seus objectos pessoais, exposições e uma biblioteca especializada .

Chegando ao Chiado - Rua Garret, nº120 -  encontramos a sua estatúa muito frequentada por todo e qual um que passe, pois todos nós temos uma foto tirada junto dele.

A Brasileira do Chiado, também ela no nº 120 da Rua Garret, ficou famosa por sua clientela . A nata da sociedade intelectual entre os quais obviamente o nosso poeta .

A 5 minutos encontramos a casa onde nasceu o poeta e lá viveu ate aos 5 anos no 4º andar - Largo de São Carlos nº4.

Apesar do nosso "yellow car " terminar no Martim Moniz, o nosso percurso Pessoano, termina no Martinho da Arcada - Praça do Comercio -que assim como a "Brasileira" era frequentada pela nata da intelectualidade.

Espero ter aguçado a curiosidade ... quer pelo Poeta em si, quer pelo próprio percurso alfacinha .....
 

# Bad Pitt@ Vanity Fair - Junho' 2013


Enquanto o número não chega às bancas, antecipação aqui

Dia Internacional dos Museus - É aproveitar


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Odivelas .... A trendy City ?! Why not ... ??


A minha cidade natal Odivelas é conhecida na sua maioria pelas suas "meninas" e pela famosa marmelada.

Sei que não soa bem, mas garanto que o post que se segue nada tem do que eventualmente pensaram. Pena, fica para uma outra altura.

Há algumas semanas fui com um amigo, a uma casa de Chá, aqui mesmo em Odivelas "City ".
Existe há já algum tempo, cerca de 5 a 6 anos e no entanto passa despercebida . Localizada no Jardim da Música mais propriamente junto à Quinta da Memória - instalações da Câmara de Odivelas . Pertence à Casa do Largo,  conhecida "Casa de Chá " em Caneças .

A de Odivelas tem um ar mais moderno fazendo lembrar um loft. Elegantemente decorada . Bastante acolhedora com poderão ver nas fotos . A de Caneças, por quem já a visitou e pela própria responsável do espaço de Odivelas, tem somente uma única opinião . É mais "cosy" e mais romântica. Apetece adormecer ali mesmo nos sofás, no frio dia de inverno .

O menu é semelhante em ambas, mas aconselha-se o Bolo de Cenoura com Chocolate, acompanhado por um chá. A dificuldade será escolhê-lo, existe uma panóplia que só visto e saboreando quente ou frio.

Assim fica a dica, para uma visita em dias quente ou frios. Sozinhos ou acompanhados. Para estudar, ou simplesmente para fugir à rotina. Mas sempre muito "trendy ". 


A Febre dos anos 70, 80 e 90 - TUDO A 5 EUROS!


Mercado Alternativo de Cacilhas


Apresentamos, Mercado Alternativo de Cacilhas ou MAC
Para dinamizar a zona ribeirinha, todos os primeiros sábados de cada mês, das 10h às 19h, há mercado a céu aberto e o Tejo é personagem principal. Para evitar embaraços de trânsito, o metro de superfície é a melhor escolha para os moradores na margem sul. A norte, atravessar o rio de cacilheiro propõe um dia diferente, num passeio que recorda tempos antigos e uma paisagem intemporal. 
Quem estiver interessado em integrar o MAC, numa ou várias áreas de negócio, basta inscrever-se através do facebook e assegurar o espaço para o próximo Sábado.

# Shirley Manson@ Nylon - Junho/Julho' 2012