terça-feira, 31 de julho de 2012

No Poo Movement Movimento sem Shampoo


Antes de mais, fique claro não vou defender este movimento que dispensa o Shampoo, por mais relatos positivos, permitam-me alguma teimosia no uso de qualquer coisa que me retire esta camada de sebo capilar. De qualquer forma, vale a pena ter conhecimento, afinal um pouco por toda a internet, fala-se da vantagem em deixar de usar qualquer producto no cabelo, além de água. Se ficar mais entusiasmado com o facto de Adelle, Robert Pattinson ou Jessica Simpson terem acarinhado esta técnica, então não há como experimentar. Deixo aqui um relacto retirado na íntegra no artigo do jornal público:

"Foi precisamente por se sentir presa nessa rotina que Amber decidiu partilhar no blogue Fulfilled Homemaking a sua experiência: “Ao segundo dia sem o lavar o cabelo ficava demasiado oleoso”. Amber encontrou no método No Poo um desafio, decidiu experimentar e documentar com fotografias o decorrer de seis semanas sem recorrer a champô. O processo não foi fácil - nem rápido. No final da primeira semana o cabelo encontrava-se extremamente oleoso, mas, para a blogger, oleoso é muito diferente de sujo. Durante os banhos passava o cabelo por água, o que eliminaria a sujidade e não os óleos naturais do cabelo. “No fim da segunda semana já consigo ver algumas melhorias que me motivam a continuar”, lê-se no blogue. Um mês depois o cabelo começou a ganhar caracóis e à sexta semana Amber escreveu: “Há anos que o meu cabelo não estava tão bem”. Na fotografia que acompanha este post não há sinais visíveis de excesso de oleosidade. Desde então recorre ocasionalmente a uma mistura de bicarbonato e extracto de melaleuca (tea tree). Actualmente, encontrar uma embalagem de champô em casa de Amber é tarefa impossível: o No Poo conquistou toda a família."



Voltando ao universo do Shampoo, desde a minha pós-adolescência sofro horrores com comichão no coro cabeludo. Primeiro recorri ao Nizoral, não recomendo, resultado nulo. 

Nunca percebi ao certo o que se passava. Os sintomas; comichão, feridas horríveis, crostas que depois iam saindo no cabelo deixando um aspecto desagradável à vista. Depois de experimentar vários tipos de shampoo, uns de farmácia, outros de cabeleireiro, loções calmantes, chegou-se à conclusão do problema, origem nervosa. É normal, em determinadas alturas com o aumento do stress, a comichão aumente, mesmo sem nos apercebemos da correlação. 

Foi-me aconselhado há uns dias, da BodyShop e a preço muito acessível, cerca de 7 euros, shapoo de gengibre, calmante. Por ser cremoso a embalagem rende imenso e proporciona realmente uma sensação de alívio no coro cabeludo. Porém, supõe-se um problema crónico, sem tratamento ou cura definitiva. O ideal é usá-lo até a situação estar controlada e mantê-lo de prevenção para crises agudas. De qualquer forma não há qualquer contra indicação em usá-lo com a regularidade de um shampoo normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário