terça-feira, 1 de outubro de 2013

Juntos na vida e na morte ...

Há tempos que pesquiso sobre um dos casais mais polémicos da politica e intelectualidade Portuguesa dos finais dos anos 70 e inicio dos 80 .
Francisco Sá Carneiro e Snu Abecassis. Casal controverso, apaixonado, rompendo com os preconceitos de sociedade pouco aberta a "uniões de facto".
Snu como era conhecida nasceu Ebba Merete Seidenfaden,na Dinamarca. ( Snu significava esperta em dinarmaques ).
Snu estudou num colégio interno nos arredores de Londres, onde conheceu o português Vasco Abecassis.  Casaram na Suécia, em Utterwick, viveram nos Estados Unidos da América, onde Snu estudou.
No início da década de 60 mudaram-se para Portugal,  sob o domínio de um regime ditatorial, o que entrou em choque com as convicções de Snu Abecassis. Assim começava a relação de amor - ódio com a sociedade portuguesa.

Contribuiu para a difusão da cultura em Portugal, fundou em 1965, as Publicações Dom Quixote, que  viriam a ser uma das maiores editoras do país.
Deparou-se com problemas com  a PIDE, que apreendeu várias edições literárias, nomeadamente após Snu ter convidado um escritor soviético, Evgueni Evtuchenko, a visitar Portugal, em 1967. Snu tentou publicar textos que contrariassem os ideais do regime, tendo editado, por exemplo, obras sobre a pílula, a guerra do Vietname ou a crise na Igreja.

Após o 25 de Abril de 1974, passou a frequentar os círculos políticos e intelectuais da época, onde conheceu os sociais-democratas Francisco Pinto Balsemão, Francisco Carneiro, e a poetiza Natália Correia, que lhe apresentou o que iria a ser o seu grande Amor .
Divorciou-se de Vasco, mas Carneiro não conseguiu obter o seu divórcio. Existem fontes que garantem que a mulher de Sá Carneiro lhe daria o divorcio aquando da sua volta do Porto que entretanto o vitimou.

Apesar das criticas viveram juntos,  provocando um choque na sociedade portuguesa mais conservadora. Snu Abecassis acompanhava Carneiro nas campanhas eleitorais por todo o país, e em 1979 Carneiro foi eleito primeiro-ministro.

Francisco Sá Carneiro, advogado, politico, fundador e líder do Partido Social Democrático, foi Primeiro Ministro de 3 de Janeiro de 1980 a 4 de Dezembro de 1980. 

Além da sua acção politica, o seu nome ficaria famoso pela a sua historia de amor e morte trágica, controversa mas ao mesmo tempo intensa, apaixonada e rompendo com os cânones de uma sociedade cheia de preconceitos . 

Viveu 4 anos com Snu uma paixão que ficaria para a historia, podemos dizer que foram o "Romeu e Julieta " da politica portuguesa . 
Viveram juntos e morreram juntos num acidente de aviação que ainda hoje passados 33 anos causa muitas duvidas apesar das versões ditas oficiais serem porém contraditorias ....

Politica aparte o que mais apaixonou foi o simples pormenor .

Reza a historia que os amantes  morreram abraçados pressentindo o seu fim. Nem as chamas, a queda e fragmentação do avião afastaram os amantes encontrados assim pelos peritos numa ruela de Camarate ....

Aparte das cerimonias fúnebres serem separadas devido ao cargo que Sá Carneiro exercia, os amantes descansaram primeiramente no  Cemitério do Alto de São João e depois foram transladados para o Cemitério do Lumiar em Jazigo próprio.

Juntos na vida e na morte como mais um casal de amantes funestos da nossa História...




















Sem comentários:

Enviar um comentário