segunda-feira, 28 de maio de 2012

Um Museu muito «Trendy»

O texto de hoje debruça-se sobre o design, moda, estilistas, exposições e museus. Não vai ser uma longa lista de definições e conceitos mas antes uma pequena «acha» para que quem quer que seja que esteja a ler este pequeno texto se sinta um pouco curioso ou como dizem os detentores da língua inglesa « just a litle a bit curious about » o museu que abriu portas já algum tempo na baixa lisboeta, na Rua Augusta.

No MUDE, assim é designado o Museu da Moda e do Design, encontramos uma arquitectura fora do comum, o edifício, que anteriormente era instalações do extinto Banco Nacional Ultramarino, apresenta se sem qualquer  obra feita ( aparentemente). Vemos as paredes em cimento, e a estrutura do banco reaproveitada ... Na estação de metro da linha amarela Quinta das Conchas, também encontramos parcialmente este tipo de «arquitectura/design.»

Encontramos uma pequena historia da moda e do design, acompanhos por factos históricos dominantes de cada época.
A banda sonora também ela é perfeita, percorremos o piso térreo ouvindo os Beatles, Rolling Stones ...
Aquando das primeiras visitas ao MUDE, lembro de ter visto um sofá feito de peluches , que achei um verdadeiro mimo, assim como a historia da cadeira protagonista de um discurso entre Nixon e Kennedy.( historia esta que contarei noutro «post»)

Encontramos vestidos de grandes criadores como Vivianne Westwood, Versace, Lacroix, assim como os portugueses Ana Salazar e Tenente.

Umas particularidades do MUDE, é a sua variedade e polivalencia, encontramos assim objectos como o «clip», o «post it» e ate as «Tupperwares» ao lado de alta costura e mobiliário altamente excêntrico mas que qualquer um de nós adoraria ter na nossa casa...

Há uma exposição «pseudo»  permanente, digo isto, pois algumas peças vão rondando entre si. E exposições verdadeiramente temporárias, actualmente encontramos  « Diz  de quem gostas? Dir te hei quem és ?
 As inspirações, motivações e objectos fetiches de vários estilistas portugueses como Ana Salazar, Luis Buchinho, StoryTailors, Filipe Faisca, Katy Xiomara, Tentente , Fátima Lopes... entre outros ....


Pessoalmente, gosto dos StoryTailoirs, pela excentricidade e originalidade . As suas peças parecem ter saído do universo onírico dos contos de fadas e universos fantásticos ... O que não será de estranhar pois ambos tem como referencias o alucinado realizador Tim Burton, e filmes como Dracula, Alice nos País das Maravilhas e Marie Antoinete .  Florbela Espanca e Fernando Pessoa são os poetas de eleição.
Um outro estilista a referir é Filipe Faísca, por dar as suas criações um ar androgeno... O próprio refere que o que mais gosta nos Homens é o seu ar de feminino e nas Mulheres o seu ar masculino ...


Independentemente de sermos « fashion victims» ou simplesmente curiosas da moda, uma ida ao MUDE, é sempre um  passeio «very much trendy»  ...




Sem comentários:

Enviar um comentário