quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Congratzzzz, YSL!


Nascia hoje, Yves Saint Laurent, 1936 na Argélia dominada pelos franceses. A mãe, grande mentora, despertou-o para a moda, a sorte estaria-lhe destinada ao trabalhar para Christian Dior com apenas 17 anos. Aos 21 anos, pela morte de Dior, assumiria uma das maiores casas em todo o mundo, mas seria sol de pouca dura. Infelizmente, convocado pelo exército francês durante a Guerra de Independência da Argélia, a experiência traumática, valeu-lhe um esgotamento nervoso. 


Porque há males que vêm para o bem, de regresso à vida civil, St. Laurent  deixou a Dior e fundou a sua própria marca, YSL, financiado pelo companheiro Pierre Bergé. Embora a relação amorosa durasse cerca de 10 anos, profissionalmente continuariam parceiros durante mais de trinta anos.

O que destingiria YSL das outras marcas?



Entre os anos 60/70 já era reconhecida em todo o mundo como uma marca que imprimia conforto e sofisticação. O ponto alto foi, sem dúvida, a criação do smoking feminino, a mudança de mentalidade e as mulheres começavam a trabalhar de calças.YSL, a marca luxuosa, preocupava-se em chegar a outros públicos, e em 1966 popularizou o termo "Prêt-à-Porter", o mesmo é dizer, peças de bom gosto a preços mais acessíveis, distantes dos praticados na sua boutique "Rive Gauche", em Paris.


Em Janeiro de 2002, St. Laurent deixou o mundo da moda, durante a apresentação do desfile, retrospectiva de todas as suas criações, ao longo de quarenta anos de carreira.Em 2008, 71 anos de idade, morreria na capital francesa, vítima de cancro cerebral.


As mulheres de todo o mundo agradecem-lhe eternamente a devoção, não só por nos tornar mais bonitas mas confortáveis, provando-o com a sua visão moderna, sem nunca deixar de ser um clássico. 

Numa entrevista cedida em 1983, fica a dica do mestre "A woman’s wardrobe shouldn’t change every six months. You should be able to use the pieces you already own and add to them. Because they are like timeless classics.”

Sem comentários:

Enviar um comentário