Hoje vamos passear até Sintra. Deliciar-nos com os travesseiros e as queijadas, regalamos a na bela, mística, romântica e "always trendy"....Xintara como lhes chamaram os árabes.
Chegamos de comboio. Saímos da estação, descemos uma pequena rua e deparamos com o edifício da Câmara Municipal, mais à frente vemos as famosas torres tão emblemática da vila. Reza a lenda que foram inspiradas nos chapéus das damas da Corte. Verdade ou mito ? Uma coisa é certa são um pouco semelhantes.
No caminho ate ao centro da vila deparamos com uma exposição temporária de arte contemporânea... Algumas bem originais ....
Do lado esquerdo encontramos uma fonte para refrescar um pouco.
Chegamos ao centro. Estamos frente ao Palácio da Vila, Palácio Nacional de Sintra. A sua construção recua ao século XIV- XV. Traços de arquitectura medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica.
Residência da família real portuguesa desde o início até ao fim da Monarquia em 1910.
Descansamos na Periquita e a nossa gula ganha asas com queijadas e travesseiros!
Seguimos rua abaixo e vemos o Hotel Lawrence, um dos grandes escritores portugueses, Eça de Queiroz e a sua obra «Os Maias ». Apesar de "dandy", os seus textos continuam actuais. Outra personalidade associada ao Lawrence é o Lord Byron, onde se instala e escreve a sua obra « Peregrinação de Childe Harold ». O Hotel mais antigo da península ibérica, data de cerca de 1764. Fechou em 1961 e só voltou abrir em 1989, pelas mãos de casal holandês, mantendo assim o traço original.
Continuamos a nossa caminhada e deparamos com a mística Quinta da Regaleira , também designada Palácio Monteiro dos Milhões, denominação associada à alcunha do seu primeiro proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro. O seu arquitecto é Luigi Manini, rodeada de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, lugares estes que ocultam significados alquímicos como os evocados pela Maçonaria, Templários e Rosa-cruz. Modela o espaço em traçados mistos, que evocam a arquitectura românica, gótica, renascentista e manuelina...
Por hoje ficamos por aqui .... um outro dia continuamos ....
Sem comentários:
Enviar um comentário