quinta-feira, 29 de março de 2012

Trendy on Orient Express

Desde pequena que sou uma grande admiradora de romances policiais, em especial, Agatha Christie. Lembro de levantar-me cedo para ver os episódios do «Poirot». E assim  seria normal  descobrir a mulher por detrás da escritora e dos seus personagens. O que teria motivado tais personagens e donde saiu tanta imaginação... Bem, a resposta é bastante simples! A solidão da sua infância proporcionou os primeiros enredos, refugiando-se na companhia de gatinhos e outros animais.
A sua educação feita em casa junto dos pais, avós, e mais tarde com preceptoras. Lamenta não ter frequentado a escola, mas no outono da sua vida  reconhece saber mais de Arqueologia, História do que qualquer um que a tenha frequentado. O segundo marido, o arqueólogo Max Mallowan, contribui em grande parte para tal.

Uma vida deveras recheada, nunca se viu uma grande escritora nem sequer gostava de todo o aparato que com os anos se desenvolveu à sua volta, chegando a ser condecorada pela Rainha Isabel II. Curiosa, aventureira, algo tímida, introvertida mas versátil, desafiava as convenções da época; comprando o seu primeiro carro, ou na vida pessoal e um segundo casamento, sobretudo com um homem bastante mais novo.

As viagens pelo mundo inteiro, a experiência como enfermeira, a sua estadia na farmácia do Hospital, as escavações arqueológicas.... Tudo isso pode ser visto na sua obra assim como as pessoas que foi conhecendo, serviram de base para a construção parcial das personagens. As suas obras mais famosas como "O crime no Expresso do Oriente " foi escrito após o divórcio, e "O Misterioso Caso de Styles " sugerido pelo cunhado.

Devota admiradora de Arthur Conan Dolye, o criador de Sherlock Holmes, tanto que as suas personagens tem sempre um companheiro de aventuras, um "Watson Christiano". Poirot tem o Hastings e o Capitão Japp, e assim acontece com Miss Marple. Chegou a ver as suas obras a serem adaptadas ao Teatro, Cinema e Televisão mas nenhum actor é mais fiel à sua mitica personagem do dective belga como o actor David Suchet, mas que a Rainha do Crime nao chegaria a presenciar.

E agora perguntamos o que tem Agatha Christie a ver com o ser Trendy ?
Bem, tudo e nada ao mesmo tempo! A moda é intemporal, basta encontrarmos o nosso estilo e combinarmos com a nossa maneira de ser e estar na vida, e ai somos Mulheres Trendy hoje, ontem e amanha ...

Podemos ter como inspiração hoje a Madonna, amanhã Audrey e ontem, Jane Birkin...

Sem comentários:

Enviar um comentário